Pausa no Trabalho

 
 

meu humor

 

links

  .TXT
  Blog da Rua
  Blog de Guerrilha
  Blog de Moda
  Blog do Tas
  Blog dos Quadrinhos
  Brainstorm9
  Brogui
  Comunicadores
  Diário de um aspirante a publicitário
  Eu Queru
  Irmãos Brain
  Lgo. da Pólvora
  Let's Blogar
  Ma Padilha
  Meia Noite e Um
  Metrocandy Podcast
  Num Clique
  Plinio - Prision
  Plinio - Insônia
  Quadrinho Ordinário - Rafael Sica
  Querido Leitor
  Rafael Camilo
  Rodrigo Mahs
  Senta e Pede Um Chopp
  Seth Godin
  SimViral
  Smelly Cat
  Tiago Dória
  Update or Die
  Vaca Muhhh



arquivo


categorias

Todas as mensagens
  Link



votação



indique esse blog
 
 
Chega de trabalhar (um pouco...)



Blogueiro: Profissão Fora da Lei

Neste fim de ano, fiquei sabendo de mais um blog de um conhecido que é intimado (@canha). E isso me levou a pensar um pouco na falta que fazem as leis.

 

Tudo começou quando vi o blog Pristina.org ser processado por ter divulgado alguns problemas de uma agência de publicidade. A tal agencia andava caloteando os funcionários (de acordo com os próprios), e algum resolveu se vingar. Assim, pela segunda vez, o site da agência foi hackeado e passou a ter imagens e textos que se referiam ao calote, pediam que pagassem. E em algum momento, o Felipe Tofani viu isso e postou no blog o que havia sido feito.

Em pouco tempo, muita gente entrou lá para ver, e o blog foi parar no Bluebus, um veículo conhecido no meio publicitário. E o Pristina se encheu de comentários de todos os tipos: desde os pasmos com a história até os comentários anônimos de funcionários e ex-funcionários contando suas experiências, nem sempre de forma educada.

Não muito tempo depois, o blog foi processado pelos donos da agência. Por que? Oras, além de ser um provável hacker, Felipe difamou a empresa, além de incentivar as pessoas a falarem mal e também ser co-autor dos comentários feitos ali!!! Vale dizer também que o Blueus nada sofreu nesse processo, como talvez se esperasse, uma vez que ele impulsionou os acessos ao blog.

 

Na época fiquei passada. Como podiam fazer acusações tão absurdas? Desde quando você pode ser responsabilizado por coisas que as outras pessoas falam? Ainda mais se o mesmo canal onde todos falaram está aberto para que a empresa se defenda (no caso do Pristina, a agência foi procurada e não se manifestou para o blog)?

 

Pouco tempo depois, surgiram outros casos, tão absurdos quanto estes. É o caso do Resenha em 6, que reclamou dos serviços de um bar, pessoas se manifestaram também com reclamações, e os donos do bar entraram nos comentários, xingando o autor do post, o blog, e fazendo ameaças a eles. Em pouco tempo, o Resenha em 6 também foi processado e retirou do ar o post que causou todos esses problemas.

 

Daí, passei a ver vários outros casos, inclusive algumas condenações. E surgiram casos de blogs condenados e autores tendo que penhorar bens para podem pagar as indenizações determinadas.

 

 

No caso do @canha, ele reclamou de uma empresa que não sabe lidar com clientes insatisfeitos. Não apenas ignoraram seus pedidos de devolução do dinheiro, por insatisfação com o produto, como o processaram sem nem tentar resolver a questão por outros caminhos, quando viram o post relatando a situação e indignação do consumidor.

 

A falta de leis que pensem na internet brasileira como algo diferenciado, algo que precisa de leis específicas para lidar com suas particularidades, vamos ter essas aberrações jurídicas. Julgar algo como a internet dentro das leis do mundo offline é absurdo.

Penalizar um autor de blog por não moderar os comentários seria a mesma coisa que processar a Globo por deixar os palavrões de anônimos vazarem em um link ao vivo, sob a justificativa de que a matéria poderia ter sido gravada.

E a tal liberdade de expressão, sobre a qual tanto se fala? Não acho certo ofender ninguém, mas reclamações, desapontamentos, relatos, isso tudo não deveria poder ser julgado como ofensa ou difamação.

Ser blogueiro está se tornando uma profissão e um hobby perigoso...

 

Para quem quer ver a extensão dessa brincadeira, aqui tem alguns casos e referencias de blogs processados e ameaçados judicialmente no Brasil.



Escrito por Fer Martins às 22h17
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Novo Blog!

Passando rapidinho apenas para falar que comecei um novo blog, bastante diferente daqui.

 

O www.opcoesvegetarianas.wordpress.com é um blog com dicas de lugares e pratos a se pedir em restaurantes não-vegetarianos.

Acho que quem não come carne e convive com onivoros entende o quanto é difícil sair para comer com os amigos sem ser a "chata" do grupo, e como é ruim ficar pensando se ali vai ou não ter alguma coisa que você possa pedir.

As vezes, na falta de opção, a gente quase que cria pratos, como o Big Mac sem carne, o Hot Dog sem salsicha, o Burrito de frango sem frango... rs. É falta de vergonha na cara mesmo.

 

Enfim, nos meus primeiros anos de vegetarianismo, eu acharia muito útil receber dicas assim, como acho até hoje. Portanto, criei o blog para outros vegetarianos e até mesmo para onívoros que se interessem em conhecer pratos bons.

Bom, espero que gostem. E se conhecerem algum vegetariano, passe o blog para ele!



Escrito por Fer Martins às 16h01
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Surprised Kitty

Da sessão "Videos fofos de animaiszinhos que eu quero apertar!", também conhecida como "Momento Felícia"

 



Escrito por Fer Martins às 21h00
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]





[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]